sábado, 3 de dezembro de 2011

Nuuvem vs Xogo - Comparativos de atendimento - Parte 02

Bastion :)

Como sabem, eu tive que lidar com o atendimento ao cliente das duas empresas de distribuição de games digitais para pc chamado Nuuvem e o Xogo, e recentemente teve um desfecho com as duas empresas, sobre os problemas técnicos que tive com os dois games. Vamos descrever dois problemas e a forma como cada loja resolveu os problemas.


O caso do Nuuvem veio um problema relacionado com o Game Alpha Protocol, que a sua ferramenta de download estava com problemas, fazendo a instalação em paralelo ao download, obrigando o jogador a fazer o download do jogo inteiro enquanto fazia a instalação. Isto impedia o cliente de parar o download do jogo e continuar mais tarde.

Em uma troca de e-mail com o atendente do Nuuvem, chamado Thiago Diniz, foi conversado a respeito do trabalho da equipe técnica do Nuuvem que está revendo a ferramenta, esclarecendo algumas duvidas minhas e entre a troca de e-mails, foi oferecido a devolução do dinheiro pago pelo Alpha Protocol. Naquele momento, ao invés de pegar o dinheiro, eu perguntei se tinha possibilidade de pegar ao invés do dinherio o game Bastion.

Thiago exclareceu que enviaria o jogo através de um código de gift, quando o sistema entrasse no ar em breve após implementa-lo no sistema do Nuuvem. Após duas semanas, recebi o e-mail com o código para download do jogo, me dando 100% de desconto pelo jogo especifico (Bastion) e me permitindo fazer o download dele, sem precisar pagar e nem nada. Problema resolvido pontualmente pelo Nuuvem.


Guild Wars, baby! :)
Agora vamos explicar o problema com o Xogo.

Com o Xogo eu tive problemas com o jogo Yar's Revenge, que a propaganda estava incorreta e o game tinha problemas de configuração e funcionamento. Após conversar com o suporte ao cliente do Xogo, o atendente Gigabyte ofereceu o dinheiro de volta, através de um código de vale-compra do valor do jogo, já que eu mencionei que eu teria mais preferência em pegar outro jogo ao invés de receber o valor pago de volta.

No momento que recebi o código, eu decidi comprar o jogo "Guild Wars Triology", lembrando que o Yar's Revenge custava R$ 16,99 e o Guild Wars Triology R$ 33,90. Com o desconto recebido, eu teria que pagar a diferença de quase R$ 15,00 pela criança. Eu queria o jogo e pelo sistema do próprio Xogo, o desconto entrou no sistema, mostrando a diferença que eu teria que pagar.

Preenchendo o sistema de pagamento, o sistema me apontou que eu teria que pagar o jogo pelo preço completo, sem desconto. O código de desconto funcionou dentro da loja do Shogo, mas para o sistema de cobrança do cartão de crédito utilizado por eles, não. Como o código já foi usado e eu queria o jogo, completei o pagamento pelo valor completo do mesmo.

Em contato com o serviço de atendimento ao cliente do Xogo, Gigabyte me ofereceu o pagamento do vale-presente do jogo que não entrou em minha conta bancária. O motivo é que o sistema de cobrança usado pelo site deles iam demorar alguns dias para extornar e corrigir o valor, sendo que o pagamento em conta solucionaria de forma rápida o problema. E de fato, o depósito foi feito no banco.

Vou ser sincero. O pessoal do Xogo fez a parte deles ao procurar solucionar o problema com o cliente, apesar de seu site e seus sistemas deixarem a desejar em muitos aspectos, com vários pontos a serem revistos e ajustados. Erros nas descrições dos jogos. Falhas de sistema de código de descontos. Problemas com o parceiro comercial que faz a cobrança pelo cartão, que não considera os descontos dados por códigos especiais. Enfim, eles tem acervo, mas precisam revisar e fortalecer alguns pontos de suas estruturas. Isto estaria prejudicando a confiabilidade de seu serviço.

:)
Mesmo o atendimento corrigindo e compensando estes problemas o mais rápido que conseguirem, vai chegar um momento que esta inércia gerada pelos problemas causados por falhas em seu site e sistemas será visto como algo "comum", causando uma má fama dificil de reverter depois.

Com o Nuuvem, mesmo com o problema da ferramenta do Alpha Protocol, a solução foi mais simples e sem surpresas desagradáveis. Foi prometido algo. Foi cumprido algo. Simples, rápido e sem transtornos inesperados. O Nuuvem não soltou nada que não estivesse feito pela metade em seus sistemas no momento, e apesar de seu acervo ser menor, a sua estrutura é mais funcional e confiável no momento que escrevo este texto.

Gostaria que houvesse uma concorrência entre os dois serviços baseados pela qualidade e eficiência de seus serviços, fazendo que os consumidores ganhem com isto a longo prazo. No momento os dois serviços estão baseados em Acervo (Xogo) e Qualidade de Serviços (Nuuvem).

Será uma questão de tempo pro Nuuvem conseguir aumentar de forma controla e de qualidade seu próprio acervo. Espero que o Xogo compense também com a estrutura de seu site, ou terá seu principal atrativo diminuido a cada novidade do Nuuvem, que está crescendo a olhos vistos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário